terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Gametogênese

Gametogênese é o processo pelo qual os gametas são produzidos nos organismos dotados de reprodução sexuada. Nos animais, a gametogênese acontece nas gônadas, órgãos que também produzem os hormônios sexuais, que determinam as características que diferenciam os machos das fêmeas.
Espermatogênese     

Processo de formação dos gametas masculinos:
Fase de multiplicação: ocorre por volta dos seis ou sete anos de idade, quando ocorre a formação de várias espermatogônias (2n) por divisões mitóticas.
Fase de crescimento celular: tem inicio na puberdade. A célula de Sertoli fornece nutrientes para as espermatogônias crescerem, aumentarem seu volume. Elas passam então a se chamar espermatócitos primários (2n).
Fase de maturação: o espermatócito primário sofre uma meiose (meiose I) e tem seu número de cromossomos reduzidos, transformando-se em espermatócitos secundários (n). Os espermatócitos secundários sofrem meiose (meiose II) e se transformam em espermátides (n).
Fase de espermiogênese: ocorre a conversão de espermátides em espermatozóides. Varias vesículas produzidas pelo complexo de golgi começam a se fundir formando o acrossomo, onde existem varias enzimas responsáveis pela perfuração do óvulo e permitir a fecundação. Nesse processo todo o citoplasma se perde. Os flagelos são originados pelos centríolos.


Ovogênese ou ovulogênese

Processo onde há a formação do ovócito II ( ovo), assista a explicação do vídeo abaixo:





Divisões Celulares

Mitose
 
É o processo de divisão celular pelo qual uma célula eucarionte origina, em sequência ordenada de etapas, duas células-filhas cromossomicamente e geneticamente idênticas.



OBS: Cliquem nos nomes mitose e meiose para terem acesso a animação em 3D. Terão que baixar ou visualizar no site.

Meiose





A meiose (sigla = R!) é um processo de divisão celular pelo qual uma célula diploide (2N) origina quatro células haploides (N), reduzindo à metade o  número de cromossomos constante de uma espécie. Sendo subdividido em duas etapas: a primeira divisão meiótica (meiose I) e a segunda divisão meiótica (meiose II).
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br